Instituto Futuros
Acessibilidade
Seja um Parceiro

Caminhos Criativos: projeto oferece formação para empreendedores do Estado do Rio de Janeiro

23/09/2025

Caminhos Criativos: projeto oferece formação para empreendedores do Estado do Rio de Janeiro

Alô, Rio de Janeiro! O Instituto Futuros e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa anunciam o Caminhos Criativos, novo projeto de capacitação e desenvolvimento profissional de empreendedores e organizações de cultura e economia criativa do estado. O projeto foi lançado na manhã desta terça-feira, em cerimônia na Biblioteca Parque, no Centro do Rio de Janeiro, com a participação da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e gestores de cultura de todos os municípios do Estado..

Serão 12 meses de programação, com mais de 800 horas de formação para profissionais do setor. O projeto oferece mentorias individuais, capacitações, workshops, palestras e rodas de conversa, sempre com foco em impulsionar um olhar inovador e sustentável para negócios de impacto social e cultural.

“O papel do Instituto Futuros é o de apoiar essas lideranças para que seus empreendimentos se tornem sustentáveis e sejam capazes de gerar impacto social e cultural. Por meio de ciclos de aceleração, mentorias e formações, buscamos fortalecer o ecossistema da economia criativa, que representa mais de 3% do PIB nacional e gera milhões de empregos no país. Implementar nossa metodologia neste projeto da Secec-RJ é mais um passo nessa trajetória de incentivo à autonomia, ao conhecimento e à consolidação de projetos culturais”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.

Projeto contará com duas frentes de formação para empreendedores

O Caminhos Criativos vai atuar em duas frentes ao longo do próximo ano, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva da economia criativa do Rio de Janeiro. O programa aposta na capacitação técnica, na ampliação de redes de relacionamento e na conexão com agentes de outros mercados.

A primeira ação contará com um eixo de ações formativas para empreendedores da cultura em geral, entre os meses de outubro e novembro de 2025, em que os profissionais poderão participar, de forma gratuita, de 11 capacitações sobre gerenciamento de projetos culturais, seis workshops temáticos, três palestras e três rodas de conversa com agentes culturais. Nesses encontros, serão abordados temas como gestão financeira, estruturação e apresentação de pitch, comunicação, diversidade, acessibilidade e meio ambiente, com o objetivo de proporcionar trocas de experiências e construção coletiva.

A primeira capacitação aberta ao público será realizada na Biblioteca Parque, no dia 7 de outubro, das 13h30 às 17h30, no auditório da Biblioteca Parque – Av. Pres. Vargas, 1261, Rio de Janeiro.

Também no dia 7 de outubro,será lançado um edital público com inscrições gratuitas. Ao todo, 30 iniciativas serão selecionadas para participar de um ciclo de aceleração com duração de cinco meses, entre janeiro e maio de 2026. Os participantes terão acesso a mentorias individuais, encontros e workshops virtuais com especialistas em gestão e economia criativa.

Ao final da formação, três iniciativas serão premiadas com um intercâmbio cultural para uma cidade brasileira que se conecte ao perfil do negócio, estimulando a troca de experiências e a formação de redes entre agentes culturais de diferentes regiões e expressões culturais.

O Caminhos Criativos conta com a metodologia e implementação do Instituto Futuros e realização pela Escola de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

MAIS NOVIDADES

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!

Receba informações sobre editais, cursos e programação