Caminhos Criativos: edital com inscrições abertas
06/10/2025
Tem novidade para profissionais da cultura e da economia criativa fluminense! Nesta terça-feira, 7 de outubro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) e o Instituto Futuros abrem as inscrições para o edital do Caminhos Criativos, projeto voltado para o desenvolvimento de iniciativas culturais em todo o Estado.
Até as 18h (horário de Brasília) do dia 7 de novembro, empreendedores e agentes de cultura residentes e que atuem no Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de se inscreverem na chamada pública, que vai selecionar 30 iniciativas para ciclo de aceleração com duração de cinco meses, entre janeiro e junho de 2026, com o objetivo de fortalecer a gestão, a sustentabilidade e o impacto de projetos culturais. As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema Único de Editais do Instituto Futuros.
Clique aqui para saber mais sobre o Edital.
Cada iniciativa poderá inscrever até três representantes no ciclo de aceleração. O edital reserva 60% das vagas para projetos do interior do Estado, 25% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão no campo cultural.
“Ao longo de seus 24 anos de história, o Instituto Futuros se especializou em promover formações e ciclos de aceleração para empreendedores e agentes da cultura de diversos estados do Brasil, fortalecendo o ecossistema da economia criativa, que representa mais de 3% do PIB nacional e gera milhões de empregos”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.
Edital prevê mentorias, capacitações, workshops e mais:
A jornada formativa da primeira edição do Caminhos Criativos inclui mais de 720 horas de mentorias online e individualizadas, workshops sobre temas como marketing digital e gestão financeira, além de palestras e rodas de conversa com agentes culturais de diferentes regiões do Estado. O ciclo será concluído com uma banca de pitch final, na qual os projetos serão avaliados a partir de critérios como inovação, viabilidade e impacto sociocultural.
As três iniciativas mais bem avaliadas na etapa final serão premiadas com intercâmbios culturais em outras cidades brasileiras, promovendo trocas de experiências e o fortalecimento de redes entre agentes culturais de diferentes regiões e expressões artísticas. Os destinos dos intercâmbios serão definidos conforme o perfil de cada projeto premiado e as conexões mais relevantes para o seu desenvolvimento.
“Caminhos” também contará com formações abertas ao público fluminense
Entre os meses de outubro e novembro de 2025, em que os profissionais poderão participar, de forma gratuita, de 11 capacitações sobre gerenciamento de projetos culturais, sendo dez presenciais e uma online, seis workshops temáticos, três palestras e três rodas de conversa com agentes culturais. Nesses encontros, serão abordados temas como gestão financeira, estruturação e apresentação de pitch, comunicação, diversidade, acessibilidade e meio ambiente, com o objetivo de proporcionar trocas de experiências e construção coletiva.
A primeira acontece no dia 07 de outubro na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. As seguintes serão nas cidades de Barra do Piraí – Médio Vale do Paraíba fluminense, em 11 de outubro; Duque de Caxias – Baixada Fluminense, no dia 14; Mangaratiba – Costa Verde, no dia 15; Cabo Frio – Baixadas Litorâneas, no dia 22; Tanguá – Leste Fluminense, no dia 24; Santo Antônio de Pádua – Noroeste Fluminense, no dia 29; Comendador Levy Gasparian – Centro Sul Fluminense , dia 31; Cardoso Moreira – Norte Fluminense dia 01.
Acesse o cronograma completo e saiba como participar
–
A metodologia e implementação do “Caminhos Criativos” é realizada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc.