Summer Job incentiva alunos do NAVE a conectarem tecnologia à problemas reais
23/01/2026
As escolas do NAVE do Rio de Janeiro e de Recife abriram as portas para uma semana intensa de aprendizados, trocas e muita prática com a realização do Summer Job, evento idealizado pela CESAR em parceria com o Instituto Futuros.
A proposta foi simples e poderosa: tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. Durante a semana, os alunos participaram de desafios pensados para transformar teoria em prática, desenvolvendo uma visão mais estruturada sobre possíveis soluções para problemas reais a partir da metodologia learning by doing.
Divididos em grupos nas duas cidades sede, os estudantes receberam uma missão de peso: criar soluções criativas e viáveis para empresas parceiras do projeto. Entre elas estavam Rede D’Or, Neura Partner, Origem, Quark e Petrobras, que trouxeram desafios conectados ao mercado e ao mundo do trabalho.
“O Summer Job é um produto do CESAR e que a gente, junto com o Instituto Futuros, organizou o que seria uma vivência, na prática, dos nossos jovens aprendendo como se faz no mercado de trabalho. Eles atuando, juntos, em um desafio de empresas. Temos seis parceiras atuando nesse processo”, explica Carolina Castro, Gerente de Soluções Educacionais da CESAR.
“Summer” teve duas semanas de treinamento e mão na massa

O evento de abertura, no dia 5 contou com a presença de representantes do Instituto Futuros, da CESAR School e do Instituto Apis, além dos demais parceiros envolvidos, reforçando a importância da conexão entre educação, inovação e oportunidades reais para os jovens, e serviu para os estudantes conhecerem mais sobre as empresas e os desafios que teriam nas próximas duas semanas.
Ao longo do período, o Summer se consolidou como uma experiência de imersão, colaboração e aprendizado prático, mostrando que quando escola e mercado caminham juntos, com a tecnologia sendo um motor para a formação que os jovens experimentem um ensino integrado para solucionar os problemas de agora e do futuro.
“O Summer NAVE foi uma experiência única, com certeza. Ajuda muito a ter várias ideias, ainda mais que eles apresentam conceitos novos do mercado de trabalho, como o inception. Sem dúvidas, foi muito bom” é o que declara um dos participantes do desafio, Pedro Almeida, aluno do 3º ano do NAVE Rio.
Na primeira semana, os alunos passaram por uma jornada de imersão e entrega parcial do projeto. Na segunda semana, focaram no desenvolvimento integral da iniciativa, apresentando-os para os representantes dos parceiros do Summer. Na rodada de pitch, cada grupo pode mostrar a solução encontrada para o desafio proposto pelas empresas.
“Todos os projetos, não só os feitos para mim, eu achei muito interessantes. O pessoal trabalhou muito bem no design, nos negócios, nas prototipações. Até prova de conceito, teve. Você acredita? Inclusive, para mim, eles fizeram uma inteligência artificial, lendo a expressão facial em tempo real. Eu achei fantástico. Acho que esse evento não só me trouxe muitos insights, como também vai mudar a vida dessa galera”, afirmou Michel Ferreira, CEO e Fundador da Neura Partner.
Para saber mais sobre as nossas iniciativas na área de educação, fique por dentro do nosso site e das nossas redes oficiais.