Uma realização do Instituto Ekloos, em parceria com o Instituto Futuros e patrocínio de Oi e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o edital Impulso 2023 teve o objetivo de fortalecer negócios da Economia Criativa fluminense com propósito a transformação social a partir de produtos, serviços ou atividades baseadas na criatividade, cultura e no digital. Em sua última edição, o Impulso selecionou 10 projetos para um ciclo de nove meses de mentorias e capacitações gratuitas. O foco era o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das organizações selecionadas, valorizando a diversidade e a promoção da representatividade de gênero no ecossistema da economia criativa.
Saiba mais sobre o Impulso
“Apostamos na educação empreendedora para fortalecer o ecossistema da economia criativa e oferecer novos horizontes para negócios sociais e organizações que desenvolvem soluções inovadoras para levar a cultura mais longe, rompendo fronteiras físicas e potencializando a vida digital, sempre valorizando a inclusão e a diversidade”, aponta a presidente do Instituto Futuros, Sara Crosman.
Com patrocínio da Oi e apoio do Futuros, através da lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o edital Impulso do Instituto Ekloos tem o objetivo de fomentar e fortalecer iniciativas culturais para que possam se desenvolver, estruturar processos de gestão e ampliar seu impacto social de forma inovadora. Nas três primeiras edições, o Impulso acelerou 60 iniciativas. Este ano, serão contempladas propostas inovadoras para a cultura e produção de conteúdo digital em um mundo em transformação, que apresenta a atuação híbrida – presencial e online – como um de seus grandes desafios.
Entre as iniciativas e áreas que podem ter projetos contemplados estão aplicativos, artes visuais, audiovisual, cinema, circo, dança, design, folclore, fotografia, games, gastronomia, literatura, museus, música, moda e teatro, entre outros. O processo seletivo está aberto a pessoas físicas ou jurídicas, que representem organizações da sociedade civil, grupos culturais ou negócios de impacto com atuação no estado do Rio de Janeiro.