O Caminhos Criativos tem metodologia e implementação do Instituto Futuros e investimento de 2,9 milhões do Governo do Estado do Rio. Visando fortalecer toda a cadeia produtiva da Economia Criativa do Rio de Janeiro, o projeto terá duas frentes de atuação ao longo de 12 meses: 11 ações formativas abertas a empreendedores fluminenses de diferentes regiões do estado e um edital de aceleração que selecionará 30 participantes para um ciclo de cinco meses de formação.
Com o objetivo de incentivar o potencial empreendedor e desenvolvimento profissional dos atores da indústria criativa fluminense, o projeto oferece capacitação técnica em temas como gestão financeira, estruturação e apresentação de pitch, comunicação, diversidade, acessibilidade e meio ambiente. Além, disso, vai possibilitar aos participantes a ampliação de suas redes de relacionamento e conexão com agentes de outros mercados.
O projeto é realizado pela Escola de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.